Restrição será implementada gradualmente no Brasil e no restante do mundo para tentar diminuir o impacto na saúde mental de crianças e adolescentes. Todos os usuários do TikTok devem ter, no mínimo, 13 anos.
AFP
O TikTok vai restringir o acesso a filtros de beleza para menores de idade em uma tentativa de diminuir o impacto na saúde mental de crianças e adolescentes.
As restrições não são válidas para todos os filtros, apenas aqueles que alteram a aparência do usuário.
Procurada pelo g1, a assessoria do TikTok confirmou que as mudanças serão implementadas no Brasil e no restante do mundo durante as próximas semanas e meses.
A restrição do aplicativo vem depois de uma pesquisa feita em vários mercados nacionais para examinar o papel das redes sociais na formação da identidade e do relacionamento dos adolescentes.
O relatório foi feito pela organização sem fins lucrativos de segurança online para crianças, a Internet Matters, e constatou que “os filtros de embelezamento contribuíram para uma visão de mundo distorcida na qual as imagens perfeitas são normalizadas.”
“Foi feita uma distinção clara entre efeitos criados para serem óbvios e engraçados (por exemplo, efeitos de orelhas de animais) e efeitos criados para alterar sua aparência. Especificamente, os adolescentes e os pais levantaram preocupações sobre os efeitos de “aparência”, incluindo o fato de que as pessoas que estão vendo o conteúdo podem não perceber que ele foi alterado.”
Além da mudança nos filtros de beleza, o TikTok também promete levar mais a sério o banimento de pessoas com menos de 13 anos (idade mínima permitida para usar a plataforma).
A empresa afirma que os usuários que tiverem suas contas excluídas poderão recorrer “se acharem que cometemos um erro”, e que remove todos os anos, no mundo inteiro, cerca de 6 milhões de contas que não atendem os requisitos mínimos.
LEIA TAMBÉM:
Austrália aprova proibição de redes sociais para menores de 16 anos; decisão é inédita no mundo
Menores desdenham da educação e dizem ganhar mais do que médico vendendo curso para ser influencer
Influenciadores mirins chegaram a receber bebida alcoólica como brinde de empresas de marketing de afiliados