Explosão ocorreu em praça de alimentação do 12º andar de shopping de luxo e afetou outros andares, segundo o Corpo de Bombeiros local. Mais de 20 pessoas ficaram feridas. Explosão em loja de departamento em Taiwan deixa mortos e dezenas de feridos em 13 de fevereiro de 2025.
Newsflare via Reuters
Uma explosão em uma loja de departamentos em Taiwan nesta quinta-feira (13) deixou quatro mortos e 26 feridos, informaram autoridades taiwanesas de combate a incêndios.
A explosão ocorreu na praça de alimentação, no 12º andar da loja de departamentos Shin Kong Mitsukoshi, na cidade de Taichung —a oeste da ilha—, segundo o Corpo de Bombeiros local. Os andares superiores do shopping de alto padrão foram destruídos, e destroços caíram sobre pedestres abaixo.
A suspeita das autoridades de Taiwan é de que a explosão teria sido causada por um vazamento de gás, mas ainda está investigando a origem da explosão. Um vídeo que circula nas redes social mostra a intensidade da explosão, que jogou detritos longe em uma avenida.
Entre os mortos, estão duas pessoas de Macau, conforme confirmou o Escritório de Turismo de Macau nesta quinta-feira. A mídia local informou que elas faziam parte de uma família de sete pessoas que estava na cidade a turismo. Os outros cinco também ficaram feridos e estão sendo tratados em hospitais locais de Taichung.
Parte da loja estava em reforma, mas ainda não se sabe se os trabalhos estavam relacionados à explosão, disse o vice-prefeito de Taichung, Cheng Chao-hsin, a repórteres no local. “Se for constatado que houve ações ilegais ou violações das normas de reforma, as medidas cabíveis serão tomadas”, afirmou Cheng.
Bombeiros de Taiwan inspecionam loja de departamento após explosão em 13 de fevereiro de 2025.
Departamento de Bombeiros de Taichung
Dezenas de bombeiros foram mobilizados para o local por volta das 11h30 no horário local (0h30 no horário de Brasília). Partes da fachada do prédio foram danificadas, e fragmentos se espalharam pelas ruas.
A prefeita de Taichung, Lu Shiow-yen, disse a repórteres que sentiu o impacto da explosão em seu escritório, que fica nas proximidades. Ela afirmou que o Corpo de Bombeiros está priorizando as operações de resgate, mas que uma investigação já está em andamento para verificar se há outros riscos no local.
O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, disse ter ordenado que todas as agências governamentais relevantes investiguem a causa do acidente.
Fachada de prédio de loja de departamento em Taiwan após explosão em 13 de fevereiro de 2025.
TVBS via AP