Mudança acontece após empresa ser multada pela União Europeia por desrespeito a regras de concorrência. Logo da Meta, controladora do Facebook, em foto tirada em 28 de outubro de 2021
Justin Sullivan / Getty Images North America / Getty Images via AFP
A Meta vai permitir que provedores de serviços de classificados concorrentes listem anúncios no Facebook Marketplace para usuários na Europa, informou a empresa na última semana. A iniciativa é chamada de Facebook Marketplace Partner Program.
A mudança acontece três meses após a empresa, dona do Instagram, do Facebook, dos Threads e do WhatsApp, receber uma multa de 797 milhões de euros da União Europeia, contestada pela big tech, por dar vantagem ao seu próprio serviço de anúncios.
Em novembro, a Comissão Europeia disse que a gigante de tecnologia norte-americana impôs condições comerciais injustas a seus rivais e também vinculou o Facebook Marketplace ao Facebook, violando as regras antitruste da UE.
Em resposta, a Meta disse, no início de janeiro, que começou a testar um programa de parceria na Alemanha, na França e nos Estados Unidos com o eBay.
Ao anunciar a mudança, a empresa repetiu comentários recentes do presidente-executivo Mark Zuckerberg, dizendo que a decisão do bloco “serve como outro exemplo de que a UE mira diretamente empresas norte-americanas de uma maneira que equivale a um regime tarifário”.
“Vamos trabalhar com o presidente Trump para pressionar os governos de todo o mundo, que visam perseguir empresas americanas e pressionando para implementar mais censura”, afirmou o dono da Meta em janeiro.
Zuckerberg disse que Europa tem ‘leis que institucionalizam a censura’
A Comissão disse que está avaliando se a Meta cumpriu integralmente com a determinação de novembro.
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